quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Perfil da prefeitura de Tapiraí no Facebook não orienta cidadã e prefere fazer "gracinha"

O perfil institucional da Prefeitura Municipal de Tapiraí (SP) no Facebook, definitivamente, parece não ter como objetivo orientar o cidadão. Ao contrário, prefere dar respostas, digamos, "engraçadinhas".


Ano menos é o que parece com a postagem de ontem, que se referia a uma obra de reforma de uma quadra de areia no centro da cidade.

O perfil comemora: "Em breve mais um local de lazer estará disponível para população em Tapiraí. As obras na Quadra de areia seguem em ritmo acelerado. Agora, estão sendo colocadas as telas em volta do campo e, em seguida, será colocada a areia. No local haverá, também, iluminação. O verão está chegando e essa quadra promete ficar movimentada dia e noite!!".

59 pessoas curtiram a publicação, e 11 a compartilharam (até as 11:36hs de 12/09/2013)

Diante dessa alegria toda, uma cidadã, eleitora, contribuinte, fez a seguinte pergunta: "E os médicos?". Devido à precariedade conhecida por todos os cidadãos que utilizam o sistema público de saúde da cidade, em relação ao atendimento médico geral e mesmo especializado, a pergunta é bastante coerente.

(O questionamento poderia tranquilamente ser devido ao alardeado programa Mais Médicos, do Governo Federal, em que Tapiraí não conseguiu se enquadrar. Mas é claro, dar essa informação pelo perfil Município de Tapiraí não passou pela cabeça da Prefeitura - leia reportagem aqui).

Afinal, a cidadã, contibuinte, eleitora, precisa ser informada sobre como está "andando" (ou claudicando), a saúde no município.

Médicos como o famoso Dr. César, que tem despertado a fúria dos doentes na cidade pelo seu atendimento no mínimo "questionável", aparelho de Raio-X que não consegue mais funcionar direito (necessitando a emissão de excesso de radiação sobre o doente para conseguir imagens minimamente visíveis), filas longas e demoradas. Tudo isso compõe o quadro crítico da saúde do município.

Mas ao invés de orientar a cidadão, eleitora e contribuinte em questão, o perfil e seu administrador, que respondem pela imagem institucional da prefeitura, preferiram fazer uma pilhéria, uma piada:

"Município de Tapirai: Os médicos tbem podem jogar, todas as classes profissionais podem utilizar a quadra de areia. Assim que for inaugurada a Divisão de Esporte estará agendando ela pra quem quiser usar".

Veja: quem paga o salário do prefeito, do servidor (a) que abastece esse perfil, dos funcionários da saúde do município e demais funcionários públicos? Justamente a eleitora, cidadã e contribuinte que mereceu (ao invés de uma respeitosa e elucidativa resposta) uma piada, uma pilhéria, POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO DO SENHOR ARALDO TODESCO (PSB).

A resposta teve reações positivas de muitos leitores, muitas gargalhadas. Mas também teve respostas negativas.

Um dos leitores compartilhou em outro perfil a seguinte opinião (sobre a resposta do perfil "Município de Tapiraí"): "Observei isso...ou é burra ou quis tirar uma com a cara de quem perguntou...em ambas as hipóteses foi 'pisada na bola'".

Uma outra eleitora também foi enfática: "Quem faz isso deve ter um plano médico muito bom e não precisa de hospital público. E outra! Os médicos sequer atendem a população enferma, quem dirá ir jogar na "nova quadra de areia" Só Jesus na causa..... Tenho dó...".


Atitudes como essa em nada melhoram a informação do cidadão, do contribuinte, do eleitor. Muito pelo contrário. 

É hora de rever como o município de Tapiraí lida com suas questões mais prementes, mais urgentes, mais importantes. Com respostas sérias, ou com piadas.

4 comentários:

  1. Eu já penso de outro jeito. O perfil foi educado ao responder a cidadã e esclarecer que todos podem utilizar o espaço público assim que ele estiver pronto. Achar que aquilo foi uma piada vai do entendimento e da mente de cada um... Se estamos falando de esporte, vamos manter a linha do pensamento, não acha? Mas isso é só minha HUMILDE opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga, com sinceridade: qual a probabilidade da cidadã em questão ter perguntado sobre a possibilidade dos médicos do município baterem uma "bolinha" no campo de areia? Realmente, achar que a resposta é séria vai da falta de noção de cada um...

      Excluir
  2. Para você, amigo: http://www.odiario.com/mundo-insano/noticia/770296/vibrador-ecologicamente-correto-transforma-prazer-em-terror/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, sugiro que você solicite ao perfil "Município de Tapiraí" que lhe arranje um médico para tratar seus distúrbios sexuais (talvez você encontre um no AME de Itu). Não sei se o perfil vai ajudá-lo com uma resposta séria (que você, como doente, merece), ou com uma piada. Talvez lhe dê um gengibre para seus sonhos eróticos. Enfim, coisas do Sábio Perfil em questão.

      Excluir