sábado, 14 de setembro de 2013

Dança das cadeiras em Tapiraí: Todesco muda primeiro escalão

Ao que tudo indica, está havendo uma verdadeira dança das cadeiras na Prefeitura de Tapiraí.


Consta que, à partir de segunda-feira, quem assumirá a Educação do município é Jávara Evelize Garcia Sebastião Belisário, ex-secretária de Educação de Ibiúna na curta gestão do prefeito petista Eduardo Anselmo Domingues Neto, e ex-Secretária de educação em Piedade, na gestão do também petista Geremias Ribeiro Pinto.

Já na parte administrativa e de finanças, quem deve deixar o cargo é a competente Teresinha Nardes dos Santos. Isso tem tirado o sono do prefeito Araldo Todesco (PSB).


Ibiúna
A gestão do prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto, o Professor Eduardo, durou apenas 9 meses. Ele foi o segundo colocado nas eleições em Ibiúna.

Mas havia um impasse legal para que o candidato a prefeito mais votado, Fábio Bello (PMDB) pudesse assumir o Executivo Municipal.

Pesava contra ele a negação da sua candidatura por parte da Justiça Eleitoral, que o enquadrara na Lei da Ficha Limpa, por condenação do TJ-SP por ter contratado transporte escolar, em sua gestão anterior, sem licitação.

Então, em seu lugar, assumiu o segundo colocado, Professor Eduardo (PT). 

Mas a recontagem de votos, após um mandato de segurança interpelado por Bello e acatado pelo TRE-SP, garantiu que Fábio fosse diplomado Prefeito de Ibiúna, pondo fim ao impasse de mais de 11 meses na política daquela cidade. A diplomação aconteceu dia 06 de Setembro.

Com a dança das cadeiras lá em Ibiúna, Jávara, ligada ao Deputado Estadual Hamilton Pereira (PT),  após despedir-se do cargo de Secretária, conseguiu sua recolocação em um primeiro escalão de Executivo municipal, dessa vez em Tapiraí. 

Piedade
Jávara Belisário também foi Secretária de Educação em Piedade, na gestão do petista Geremias Ribeiro Pinto.

Vale ressaltar que a Secretaria de Educação de Piedade sofreu críticas duras da Câmara Municipal de nossa cidade vizinha durante o ano de 2012.

Isso porque a Pasta teria tido problemas graves, na gestão de Geremias e Jávara, com a contratação de empresa para prestação de serviços de merenda escolar. 

Pesavam denúncias de falta de cumprimento de contrato por parte da empresa ERJ, que assumiu a merenda escolar de Piedade, além da dramática situação dos estoques de alimentos e das condições precárias dos instrumentos de preparação da merenda.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Sorocaba promoveu investigações sobre a suspeita de fraude em licitação de merenda escolar em 25 prefeituras da região, dentre elas Piedade. Estão no rol das investigadas a empresa ERJ Administração e Restaurantes de Empresas Ltda., que assumiu o serviço no final de 2011, terceirizado por Geremias Ribeiro Pinto ainda em 2008.

Tapiraí
Jávara disse em seu Facebook:  "Segunda-feira estarei à frente da Secretaria da Educação de Tapiraí, estou feliz... porque estarei conhecendo mais professores e me comprometendo com todos a fazer o melhor pela Educação do município. Me desejem sorte, meus amigos queridos!!!!"

Nem bem assumiu o cargo, e Jávara já tem pedidos de eleitores. Uma professora pede, por exemplo, para que ela estude a prorrogação do concurso para professor substituto na cidade. Haveriam 7 colegas na frente da referida professora, na colocação do concurso.

Dona Teresinha
A responsável pelo setor de finanças da Prefeitura de Tapiraí, Teresinha Nardes dos Santos, também pode deixar o cargo a qualquer momento.

Dizem à boca miúna nos bastidores da política da cidade, que Todesco está preocupado com a provável saída de Dona Teresinha. Ele não sabe quem colocar no lugar dela, que tenha tanta competência.

Mesmo Todesco adimite que a gestão de Alvino Marzeuski (PSDB), que saneou as contas públicas da cidade e deixou recursos em caixa para obras em Tapiraí, não teria sido bem sucedida no fortalecimento das finanças municipais se não fosse o trabalho incansável de Teresinha.

Consta que ela tem compromisso político com o Prefeito de Salto de Pirapora, Santelmo Xavier Sobrinho (PMDB), que tem cobrado a presença de Dona Teresinha em sua administração.

7 comentários:

  1. Acho que a educação em Tapiraí precisa de um chacoalhão, isso sim.

    ResponderExcluir
  2. O Araldo Todesco tá fazendo um baita trabalho por Tapiraí. Mas parte desse trabalho se deve ao antecessor dele.

    ResponderExcluir
  3. O Arvinão? kkkkkkkkkkkkk o que vendeu o terreno dele pra prefeitura? Brinca comigo memo irnão!!!!

    ResponderExcluir
  4. vamos esperar pra ver como o todescão vai deixar a prefeitura, mesmo sem vender terreno ou qualquer bem á prefeitura.ta fazendo a festa porque tem dinheiro em caixa deixado pelo antecessor.

    ResponderExcluir
  5. A escola João Rosa, esta uma calamidade, começando pelos alunos, não tem educação, muitos reclamavam da antiga diretora, Dona Maria Helena, mas com ela não havia tanta bagunça na escola, todas as salas eram em ordem, hoje professores sofrem para dar aula, pois a sala não contém porta, e não tem responsáveis para mandar os alunos que se encontram de aula vaga respeitarem os que estão estudando e não fazer barulho na frente da sala. Se essa tal de Jávara esta vindo para ajudar que começe pelo João Rosa. Os pais ficaram muito gratos pois poderam mandar seus filhos para as escolas sabendo que estaram seguros.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado a Câmara de Vereadores de Piedade...criticavam a merenda escolar, sem o menor Fundamento, aliás eram somente dois vereadores Norton (PSDB) e Tirso (PV) ambos em campanha para eleger a candidata tucana, hj prefeita Maria Vicentina (PSDB)....Existia um conselho de alimentação escolar atuante (CAE) onde faziam parte pais de alunos, professores e diretores que faziam visitas nas escolas e fiscalizavam a merenda. Nós professores comíamos na escola, e eu que dou aula em Piedade e moro em Votorantim, ficava espantada com a qualidade, fartura que havia...o pão que ia pras escolas, era da melhor padaria de Piedade, a San Pierre....descalabro, absurdo e falsa as acusações, feitas por esses dois que queriam a tucana na prefeitura e utilizaram de forma baixa e vil denegrir a imagem de pessoas que fizeram muito pela educação de Piedade....mas nós professores sabemos em quem votar daqui 3 anos...esperem....

    ResponderExcluir