segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Trecho de serra Tapiraí-Juquiá faz mais uma vitima; obras deveriam começar esse mês

Apesar do excessivo número de vitimas na serra de Tapiraí-Juquiá, Governo do Estado não se sensibiliza e descumpre promessa de obras de recuperação da via, que deveriam ser iniciadas este mês, dando mais segurança aos motoristas.


O Samu (Serviço de Atendimento Médico às Urgências) Vale do Ribeira atende 24 horas por dia, e é acionado pelo telefone 0800-150054, com média de 15 a 30 minutos para chegar no local de socorro
A SP-79, trecho Tapiraí-Juquiá, fez mais uma vitima na manhã desta segunda-feira (26). Um motorista de 44 anos perdeu o controle do carro na descida da serra, na altura do km 174.


Ele caiu com o carro em um barranco de 4 metros de altura, mas não sofreu ferimentos graves. De acordo com a Polícia Militar, o barranco tem uma longa descida, pela qual o carro deslizou, o que amorteceu o impacto final.

O trecho da serra que liga o planalto sorocabano à BR-116, ao litoral e ao sul do país é profícuo em acidentes, muitos fatais. Além das curvas acentuadas, há estreitamentos na pista e a absoluta falta de locais para ultrapassagem segura ou acostamentos.

Obras

O Governo do Estado anunciou, em abril deste ano, obras de recuperação desse trecho da SP-79, conhecida como “Estrada da Anta”.

Com investimento de R$ 52 milhões, as obras deveriam recuperar o asfalto, e seriam criados recuos para se observar a natureza, já que a estrada corta uma densa região de Mata Atlântica preservada. Outros trechos da via também receberiam obras.

De acordo com o cronograma do Governo Estadual, as obras deveriam começar neste mês, mas até hoje não há a mais pálida sombra de melhorias na via.

Serra conta com Samu

Equipamentos para resgate em altura
A região da serra entre Tapiraí e Juquiá, por onde passam milhares de veículos aos finais de semana e feriados, conta com o importante serviço do Samu (Serviço de Atendimento Médico às Urgências), que atende 24 horas por dia, bastando ser acionado pelo telefone 0800-150054, com média de 15 a 30 minutos para chegar no local de socorro.

O Samu Vale do Ribeira – Consaúde, é diferente do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O Samu Vale do Ribeira é equipado e seus socorristas são treinados para, além do atendimento do Samu 192, realizar também ações de resgate, que dependeriam de bombeiros (como resgate em altura ou corte de ferragens em acidentes).

Instalado no km 185 da SP-79, o serviço atende qualquer caso de emergência, envolvendo traumas (foco principal) ou casos clínicos. Acidentes com veículos (não só na serra, mas até a ponte do Turvo, no limite do município com Piedade), quedas em barrancos, picadas de animais peçonhentos, enfarto, entre outros, são atendidos prontamente pelo Samu.

Estrutura

A “Viatura de Suporte Básico de Vida” é compostas de 03 profissionais socorristas ( 02 Motoristas Socorristas e 01 Auxiliar de Enfermagem ), equipada com materiais de primeiros socorros, material para resgate em altura, e equipamento para resgate de vítimas presas em ferragens.

O Samu é capacitado a efetuar, além do atendimento pré-hospitalar, operações de resgate, desencarceração de vítimas em ferragens e salvamento em altura.
Equipamento para desencarceramento de vitima.

“O Samu precisa ser autossuficiente ao máximo com viaturas trivalentes, buscando maximizar as chances de sobrevivência dos atendidos”, relata um dos socorristas da base do Samu Vale do Ribeira - Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira).

As viaturas são equipadas com sistema de radiocomunicação, e se reportam a “Central de Regulação Médica”, composta de por Médico Regulador e Auxiliar de Regulação Médica, que transmitem as coordenadas diretamente aos socorristas.

Além das ações do Samu, Tapiraí conta com 4 ambulâncias para atendimentos de urgência e emergência, transportando os pacientes para suas referências, para o recebimento dos atendimentos médicos e intervenções. As ambulâncias são acionadas pelo cidadão por meio dos telefones do Pronto Atendimento 3277-1790 e 3277-1552.

Nenhum comentário:

Postar um comentário