quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Poder Público não dá a devida atenção a um dos maiores patrimônios históricos de Tapiraí

O eleitor de Tapiraí que esperava um tratamento melhor aos prédios históricos do município, ficou desolado com os primeiros 10 meses de administração do Prefeito Araldo Todesco (PSB).


Um dos mais antigos prédios públicos da cidade, que já abrigou a Prefeitura (sendo sua primeira sede), e a Câmara de Vereadores, está com a estrutura dramaticamente comprometida.

ATUALIZAÇÃO [13:40 hs, 10/10/2013]: O Blog Salve Tapiraí enviou diversos questionamentos para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e para o Gabinete do Prefeito sobre o caso, mas até a presente data não obteve qualquer posicionamento oficial sobre o motivo de nenhuma obra de preservação ter sido iniciada no prédio até hoje.




Desde que assumiu a administração da cidade, Araldo não parece ter movido forças para melhorar o local, não dando a esse importante patrimônio público o destaque e a atenção que ele efetivamente merece. No governo de Alvino Marzeuski (PSDB), nada foi feito também.

A restauração e transformação do prédio, que fica na Avenida Natan Chaves, consta no plano de governo de Todesco. Mas definitivamente não parece ser uma de suas prioridades.

A reportagem do Blog Salve Tapiraí fotografou o exterior do prédio e parte de seu interior, e pode constatar a gravidade do local.



.

Algumas das vigas que sustentam as paredes do prédio estão comidas por cupins, praticamente todos os vidros estão quebrados e as janelas superiores estão quase caindo. Uma delas já se desprendeu, e outra, que está aberta, bate com força na parede com as mais fracas rajadas de vento.

Parte da janela já se desprendeu

Janela bate com força com as rajadas de vento e vidros podem se desprender.
Algumas paredes, do lado de dentro, se encontram completamente tomadas pelo mofo, e até uma árvore está crescendo em uma das laterais externas, que faz divisa com o Banco Bradesco.

O próprio telhado, na parte dos fundos, aparenta enorme fragilidade, dando a impressão que pode desabar a qualquer momento, devido ao mau estado das vigas e caibros que o suportam. Uma análise mais atenta, e o leitor poderá ver que o telhado, nos fundos, se encontra apoiado sobre um muro, depois de ter cedido.

Árvore cresce em uma das paredes, onde as vigas já se desmancharam com a falta de manutenção.

Parte do telhado está se escorando, após ceder, no muro dos fundos do prédio.
O prédio se encontra na via mais central da cidade, e deveria ser um dos cartões postais de Tapiraí. Mas se mostra aos turistas e ao próprio povo da cidade como apenas um lugar que o tempo providenciará sua queda.

Lamentavelmente, desde que foi desocupado, o prédio, que já foi a Casa do Povo, sede dos bancos Banespa e do Brasil e sede da Associação Comercial e Industrial de Tapiraí, não encontrou, no Poder Público, nenhum interesse em ser preservado. Entra prefeito, sai prefeito, ele se encontra da mesma maneira, apenas piorando com o passar dos anos.

Bastidores

A transferência de prédio da Câmara Municipal de Tapiraí, do antigo, acima citado, para o novo, se deu após forte atuação de seu secretário, Jorge Vieira Martins, no mandato do Prefeito João Batista Machado.

Consta que Jorge fez diversas articulações e conseguiu a promessa do então candidato em 2000, João Batista Machado, de que, se eleito, daria as condições para que o novo prédio fosse ocupado pelos vereadores. As obras estavam paradas desde 1997.


Em tempo recorde, 40 dias, o prédio estava pronto para ser a nova Casa do Povo, já que o antigo prédio, hoje abandonado pela administração municipal (e pela anterior também), não comportava mais as atividades dos vereadores e as demandas dos eleitores.

Um comentário: